Camarão Internacional (aqui no blog "Doce Lar Para Você" e nos restaurantes "Camarões" e "Coco Bambu")

11:19Silmara Aldrighi

Você gosta de camarão?
Já experimentou o delicioso e requintado CAMARÃO INTERNACIONAL?
É uma delíciaaaaaaaaaaaaa!!!!!!
Resista, se for capaz!


Esse prato é encontrado em restaurantes do Nordeste, como o Camarões, em Natal, e o Coco Bambu, em Fortaleza e Brasília (devem existir em outros lugares). Aliás, os 2 restaurantes são maravilhosos! Já comi esse prato uma vez em cada um deles...ou seja, 3 vezes!

Você tem até dúvida sobre o que vai escolher para saborear nesses resutaurantes de tão incríveis que são.....e eu, em minha modesta e caseira culinária, não tenho a pretenção de atrapalhar nenhum restaurante ou ser dona de um; só quero que você inove ao receber seus convidados, pois comigo foi sucesso! Mas, não ter trabalho e ir lá em um desses restaurantes, comer essa delícia original, não tem preço! Bem, para quem gosta de arrasar na cozinha, essa aqui é muito boa!

Bem, resolvi pesquisar sobre a receita e fiz as minhas adaptações, já que os restaurantes não a divulgarão, claro! Faça suas adaptações também, na forma que desejar. Só como exemplo: sei que a receita original tem presunto (pus abaixo na minha), mas não usei em casa. Acho melhor sem ele.


Ingredientes: 4 xícaras de arroz já pronto (uso o parboilizado e deu super certo, além de nutritivo, é mais em conta, mas já usei o de risoto também, claro), 1 litro e meio de molho branco caseiro (os ingredientes e o modo de fazer estarão logo abaixo), 1 kg de camarão cinza, grande e descascado, 1 lata de ervilha, 50g de queijo parmesão ralado (melhor comprar o queijo e ralar  ou o comprar ralado - mas se comprar de saquinho, compre do melhor), 300g de queijo muçarela ralado (ou mozarela), 1 pacote de batata palha (daquela fininha) e 200g de presunto cortado em cubinhos (opcional, pois não usei, embora esteja presente no prato original).

Ingredientes do Molho Branco: 1 litro e meio de leite, 2 colheres (sopa) cheias de margarina, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho, 50g de queijo parmesão ralado, uns 220g de catupiry culinário (ou 1 potinho de requeijão catupiry), sal a gosto e farinha de trigo para engrossar o molho (acho que usei umas 6 colheres de sopa de farinha de trigo - sempre coloco e se achar que é preciso mais, misturo mais um pouco à parte e levo à mistura do molho branco que está no fogo).


Modo de Fazer o Prato: tempere o camarão com sal e limão e reserve. Faça o arroz e reserve. Escorra o camarão e o refogue na manteiga (ou margarina) e reserve. Em um pirex que vá ao forno, regue o fundo com 1/3 do molho branco, ponha todo o arroz, a metade do camarão, o presunto (eu não o usei), a ervilha (eu a lavei, escorri e refoguei um pouco em margarina antes de misturar, para dar sabor e maciez) e misture tudo. Sem misturar mais, vá acrescentando em camadas: metade do queijo muçarela, mais 1/3 do molho, o restante do camarão (deixe 4 para enfeitar), o restante do molho (os outros 1/3), a outra metade do queijo muçarela (espalhe de forma homogênea). Enfeite com 4 camarões na parte central, em cima (deixando aparecer um pouco e parte dele enterrada - é só para garantir que se veja o camarão) e leve para gratinar no forno médio (uns 180 graus). Ao retirar, espalhe a batata-palha por cima, sem ser na parte central, ficando ao redor (sem pôr no centro).

Modo de Fazer o Molho Branco: Refogue a cebola picadinha nas 2 colheres (sopa) cheias de margarina, acrescente os 2 dentes de alho para refogar e depois acrescente quase todo o leite, deixando uma parte para misturar com a farinha de trigo. Acrescente o requeijão e o queijo parmesão, misture bem, acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite e desligue. Reserve para uso.

Dica: no meu caso, cozinhei os rabinhos, que vieram nos camarões grandes, em água com um pouco de sal, cebola e alho e depois coei a água para usá-la no cozimento do arroz. Acho que dá um sabor a mais, mas isso foi um toque meu. Se tiver o arroz pronto, pode usar.

Dica especial de nossa leitora (ver em comentários):  ao cozinhar o arroz, para que ele fique mais cozido, como no Coco Bambu, é só cozinhá-lo como se faz no arroz doce (mas, claro, troque o açúcar pelo sal e queijo).

Resultado: fiz em casa somente o arroz para experimentar a dica e fazer a comparação (não tinha o camarão em casa) e o aproveitei em outro prato. Ela tem razão! Fica mais parecido mesmo! Valeu muito a dica! Por isso também que gosto dessa coluna de comentários. A gente tem retornos super positivos e melhora cada vez mais o Doce Lar Para Você. Fica então aqui a dica especial!

__________________________________________________________


FIZ DE NOVO ESTA RECEITA!!!!
SUCESSO GARANTIDO!!!

Da outra vez que fiz a receita (foto abaixo), como usei vasilha maior e fiz quase 1 receita e meia, para usar o camarão restante que eu tinha, acabei montando tudo em 2 partes: primeiro pus metade do creme, do arroz e do camarão, misturei e sai colocando a outra metade de cada camada, como está em minha receita original acima. Ficou mais fácil e em nada alterou o sabor. Usei o catupiry culinário no molho branco desta vez. Da outra, eu não o tinha..... ah, a batata palha usada desta vez foi a bem fininha...fica melhor sim.




Veja outras dicas sobre o mesmo prato

  


Algumas Receitas da Doce Lar Para Você
(com camarão)



Risoto com Camarão



Risoto de camarão

Risoto de camarão
Restaurantes Citados no Título da Receita Principal


Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

35 comentários

  1. Olá Sil, como vai você? Me chamo Aline e hoje eu fiz o Camarão Internacional seguindo a sua receita e ficou ma-ra-vi-lho-so! Super show de bola! Amo esse prato, obrigada por compartilhar sua receita. =)

    ResponderExcluir
  2. Aline querida, como fiquei feliz por ter dado certo pra você também! Isso me motiva mais ainda a testar outras receitas, além de repassar a vocês as minhas receitas de sucesso.

    Sempre gostei de receber retorno das receitas, mesmo se a pessoa não tiver gostado, pois é direito de todos...também quando recebo novas dicas até dentro das receitas que posto. Mas receber uma em que a pessoa testou e gostou é SENSACIONAL! Obrigada!

    Acho importante essa interação positiva entre as pessoas, esse compartilhamento do que é legal. Acho que todos só ganham. Seria egoísmo guardar só para mim algo que tantos poderão gostar....aliás, ao usar essa receita, a pessoa ficará feliz e fará outros também....transmitir felicidade é muito bom mesmo!

    Um grande abraço!

    Silmara

    ResponderExcluir
  3. Oi, pessoal, só para constar: recebi, no início da tarde, por coincidência, 2 retornos altamente positivos sobre o sucesso gerado por esta receita junto a convidados...em uma delas, uma colega preparou para hóspedes portugueses; em outra, familiares se reuniram oferecendo este prato e outros complementos também deste blog (como peixe e acompanhamentos) e foi incrível a repercussão...só posso ficar muito feliz, claro!

    ResponderExcluir
  4. Oi, pessoal! Tenho acompanhado os acessos ao meu blogo da DOCE LAR PARA VOCÊ, incluindo verificação de receitas, acesso por países, etc., e esta receita está ganhando há algum tempo, mesmo com outras de sobremesas, carnes, peixes e bacalhau chegando perto dela. E há muitos acessos internacionais...isso também é ótimo!

    Embora haja poucos comentários, no geral, em meu blog, vejo no google o quanto cresceu o número de postagens sobre o camarão internacional em outros sites de receitas e isso me deixa muito satisfeita. Cada vez mais espero poder contribuir com essa rede livre de troca de conhecimentos que só ajuda a todos os que gostam de uma culinária caseira e feita com muito carinho....

    Bom feriadão a todos!
    Sil

    ResponderExcluir
  5. Uma duvida, o arroz é arroz para risoto?

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Tentarei uma resposta mais completa.... Já fiz com arroz de risoto (arbóreo, que não precisa ser lavado) e com arroz parboilizado (preserva mais as propriedade e, portanto, mais nutritivo) e deu também.

    Aliás, depois que vi que dava certo fazer com o parboilizado, não comprei mais do risoto para essa receita.

    Nunca testei esse prato, por achar que não fica legal, com o arroz comum (aquele de restaurantes, polido, branquinho)... acho que deve ficar mais "papinha".

    Resumindo, com o parboilizado fica também muito, muito gostoso! Veja esse link sobre tipos de arroz: http://basilico.uol.com.br/3979-artigos-UM-ARROZ-PARA-CADA-PRATO

    Acrescentei essa informação à receita. Obrigada pela colaboração. Quanto mais detalhe, acredito mais fácil ser o acerto de uma receita.

    Bjs da Sil e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Sil, já comi este prato no cocobambu de Brasilia e gostei muito. Quantas pessoas serve a sua receita?
    Sandro

    ResponderExcluir
  8. Oi! A minha receita dá para 3 ou 4 pessoas, assim como é a do Coco Bambu, a depender de quanto a pessoa come, claro. A média é para 3 pessoas que ficarão satisfeitas...pode até sobrar. Aproveite!
    A Doce Lar está às ordens para novas perguntas, assim como eu gosto muito de respondê-las.
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Na receita do Camarão Internacional eu posso usar o camarão Cozido, descascado e congelado, aquele que compramos embalado na secção de congelados do Supermercado?

    ResponderExcluir
  10. Sempre que mudamos algo na receita, muda-se o sabor final do prato, a depender do quanto o alteramos. Mas nem sempre temos os ingredientes na forma pedida na receita e precisamos nos adaptar, não é? Procure então um camarão maior, o mais parecido possível com o que se pede, pois há muitas variedades nos supermercados. Você fará muito sucesso também!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  11. Olá sil!que receita maravilhosa! Me tire uma dúvida: nessa última parte que vc refez a receita vc colocou catupiry culinário substituindo o molho branco foi? Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Danielle, obrigada pelo contato! Estava em viagem e só acessei o blog para postar rapidamente as receitas...agora que estou respondendo aos comentários. Desculpe a demora!

    Vou explicar melhor na postagem...assim que terminar esta resposta, atualizarei para não deixar essa dúvida. Quis dizer que, na primeira vez que fiz este prato, como não tinha o catupiry culinário em casa, acabei usando o requeijão catupiry no molho branco (ficou ótimo), mas ficou melhor ainda da segunda vez, quando usei catupiry culinário na receita do molho branco e a batata palha fininha.....se tiver novas dúvidas, pode perguntar. Mais uma vez, desculpe a demora. Espero que ainda adiante minha resposta. Sucesso!
    Abs
    Silmara

    ResponderExcluir
  13. Já fiz pelo q comí no restaurante copo bambu,observei que o arroz ele é mais cosido ,depois de feito eu cozinhei mais no leite como fazemos arroz doce tirando a açucar colocando sal e quejo, o restante é igual o seu,notamos quando comemos q o arroz não fica inteiro o grão é bem menor.Esperimente pra vc dar a sua opinião
    Agradece Rosa

    ResponderExcluir
  14. Rosa,
    Adoro essas postagens super positivas como a sua! Elas só melhoram as postagens da Doce Lar, já que são Para Você mesmo! É muito bom mesmo. Testei em casa, como me pediu, para experimentar sua dica e fazer a comparação. Mas só fiz o arroz, já que não tinha o camarão em casa e o aproveitei em outro prato. Você tem razão! Fica mais parecido mesmo! Valeu! Já incluí no Blog. Só não pus seu nome, pois não sabia se queria. Mesmo assim, informei que sua dica está nesta coluna. Veja lá!
    Um grande abraço!
    Sil

    ResponderExcluir
  15. Sil. Adorei a sua receita. Fiz algumas modificações mas pouca coisa.
    Realmente o arroz mais cozidinho com leite fez a diferença. Da uma olhada na postagem que fiz, créditos a voce, claro, no meu blog.
    http://artesdevo.blogspot.com.br/2014/03/camarao-internacional.html
    Espero que voce goste também. Temos que valorizar as coisas da nossa cidade. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Ione,
    Obrigada pela postagem e pela homenagem. Acabei de postar um comentário em seu blog. Aliás, parabéns!

    Indico o link para nossos amigos:
    http://artesdevo.blogspot.com.br/2014/03/camarao-internacional.html.

    As modificações que deram certo para você ficaram ótimas também!
    Esse prato, segundo conversei em Natal, é do restaurante Camarões (inicialmente - existia em Fortaleza e Natal). Os donos desfizeram a sociedade e surgiu o Coco Bambu em Fortaleza, que existe hoje em Brasília também. Já conversando em Fortaleza...soube que o prato é do Coco Bambu e levemente diferenciado daquele de Natal. Enfim, é dos 2! Sinceramente....achei os 2 maravilhosos e só teria como notar diferenças se fosse provando os dois ao mesmo tempo....

    ...ah, sou de Fortaleza e meu marido é carioca, mas moramos em Brasília há quase 14 anos. Nossos filhos se sentem daqui, pois vieram novinhos. Amo as 3 cidades! Aliás, amo o Brasil e, por isso, em cada cidade que vou, sempre que dá, tenho uma dica para postar no nosso blog. Pena que o tempo ainda é tão curto!

    Um grande abraço e sucesso!
    Sil

    ResponderExcluir
  17. Sou de Fortaleza e sempre vou ao restaurante coco bambu.
    Quando como o camarão internacional, pensei que tinha creme de leite. Vou fazer amanhã pela primeira vez, espero que acerte. Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  18. Em plena Páscoa, fazendo este prato maravilhoso. Terceira vez que faço pra família toda!!!
    Ass: Admiradora antiga...
    Em breve receberá a foto por e-mail e saberá quem é!
    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Querida Cleide!
    Espero que tenha dado tudo certo com esse prato. Muitos dizem que ficou como o do Coco Bambu. Tomara que você faça o maior sucesso! Depois nos diga. Em breve tentarei fazer o Camarão Iracema, também do mesmo restaurante...quem sabe dará certo, né? Se ao menos ficar parecido, será bom demais!
    Uma ótima Semana Santa para você!
    Bjs,
    Sil

    ResponderExcluir
  20. Querida "admiradora antiga",
    Fico feliz por ter feito sucesso com este prato e também curiosa por saber quem você. Mande a foto sim. É sempre muito bom rever amigos! Agradeço o carinho!
    Bjs,
    Sil

    ResponderExcluir
  21. Finalmente encontrei a receita do Camarão Internacional servido no CocoBambu/Fortaleza.. fiz tudo como manda a receita e ficou uma delícia!! Todos aprovaram e pediram mais!! Obg Doce Lar..
    Abç.
    Att, Cintia.

    ResponderExcluir
  22. Nossa eu estava louca atras dessa receita..obrigada!! vou fazer e volto aqui pra dizer omo ficou..abraços;;Leydiane

    ResponderExcluir
  23. Querida Cíntia,
    Fico tão feliz de estar ajudando a todos! Que bom mesmo que deu certo pra você!
    Claro que uma ida ao Coco Bambu ou ao Camarões é maravilhoso sempre, mas fazer algo assim em casa para receber familiares e amigos é incrível também. !
    Tentarei outros pratos desses restaurantes e de lá. Por enquanto estou viajando muito a trabalho (até final de maio)...mas chego lá!
    Bjs!
    Sil.

    ResponderExcluir
  24. Boa sorte, Leydiane!

    Nem sempre a gente consegue um feito desse: conseguir receitas super famosas para fazermos em casa. Foi muita sorte, experimentos e idas ao Coco Bambu. Muito bom! Dará certo para você também. Publique aqui depois, ok?

    Agora começo a treinar o "Camarão Iracema"...tomara que consiga chegar mais próximo ao menos, não é? De qualquer forma, quando postar, também vou precisar da ajuda de todos para chegarmos juntos, todos nós, a mais uma bela receita - se ficar parecido, já tá muito bom!
    Um grande abraço!
    Sil

    ResponderExcluir
  25. O que acompanhar com esse prato!? Gostaria de servi lo em um jantar de aniver!

    ResponderExcluir
  26. Querida Edna, desculpe-me se não tiver respondido a tempo. Meu marido foi submetido a 2 cirurgias aqui em Brasília (ainda estou no hospital desde semana passada) e a mãe dele se internou no hospital no Rio de Janeiro no mesmo período e faleceu antes de ontem. Meu marido está recuperando bem, mas tem sido dias difíceis. Acredito que agora vai tudo ótimo.
    Sobre sua pergunta, acho que um purê de abóbora/gerimum + aipim/macaxeira/mandioca frita cai muito bem. Se tiver preguiça de fazer, compre aquelas já descascadas, cozinhe na pressão por uns 30 min, com água, sal e 1 colher (sopa) de margarina - escorra bem para fritar. De entrada uma salada com alface crespa cortado com as mãos em pedaços grandes, um pouco de repolho roxo em tirinhas fininhas, assim como a cenoura, tomatinhos-cereja (ou tomate seco), cubos de muçarela de búfala e croutons de alho, com camarões ao alho e óleo (sem casca), cai bem. Regue com azeite. O que acha? Depois me diga do seu sucesso. Bjs...Sil!

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Juliana, já fiz sua receita 3 vezes, foi um sucesso... meu esposo amou, obrigada!! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Ju,
    Eu que agradeço sua postagem e seu carinho. Que bom que fez sucesso com ela. Espero que faça sucesso com muito mais, Quando quiser nos enviar suas receitas de sucesso também, é só escrever para o docelarparavoce@gmail.com , ok?
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigada, fiz e ficou ótimo!!!
    Eu e meu marido amamos!!!!

    ResponderExcluir
  30. Fabíola,
    você nem imagina como fico feliz com depoimentos como o seu! Saber que minha dica valeu é sensacional!
    Eu que lhe agradeço.
    Um grande abraço!
    Sil

    ResponderExcluir
  31. Oi Sil, muito obrigado por colocar uma referencia do meu Blog no seu. Fico muito feliz. Vou adicionar seu blog nos meua favoritos.

    Um abraço.
    Jorge Eduardo
    Blog do Chef Moderno

    ResponderExcluir
  32. Sil, ameii! Muito obrigada! Segui sua receita e mais os toques extras do pessoal, ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
  33. Jorge, fui novamente em seu blog e continua muita novidade bem legal. Claro que teria de mencioná-lo na receita. Gosto de divulgar tudo que acho interessante. Parabéns pelas receitas!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  34. Thaís, querida, MARAVILHOSO saber que deu certo para você também. Sucesso com família e amigos, né? Parabéns! Fiquei muito feliz, viu? Continue sempre aqui conosco!
    Bjs
    SIl

    ResponderExcluir
  35. Doce lar gostaria de fazer o prato Iracema do coco bambu,tem como vc me ajudar????

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato