BANANA, cozida, assada ou frita e em qualquer receita: é sempre muito bom comer essa delícia!

16:43Silmara Aldrighi


Apenas a banana com açúcar e canela:
uma delícia de comer e quase nada de trabalho pela frente!

"A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo.
Só fica atrás do arroz, trigo e milho.
É cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta."


Se fosse falar da banana frita,
diria que a cortasse umas bananas-prata em tiras e ao cumprido
e as fritasse em margarina.


Diria que, a depender do gosto, que as
esperassem esfriar e as pusessem na geladeira,
já em porções individuais, com açúcar e canela, ou...
....que nem esperassem esfriar e as comessem assim mesmo
morninha, com açúcar e canela em cima, ou ainda...
.... a comecem com a comida e que ela fizesse parte de algum prato,
como delícia de peixe ou arroz com banana e tantos outros. 

Mas como falaremos dela assada ou cozida, ficou mais fácil ainda!


Você pode comê-la assim....cozida! 

Ou assim.....assada!



Para assar, faça o seguinte:

Lave as bananas com casca e as enxugue.
Corte ao meio, no sentido do comprimento, com casca,
retirando apenas as pontas, 2 ou 3 bananas de sua preferência
(usei a nanica desta vez, mas usa-se também a
banana da terra ou a "curuda", como chamada no nordeste)
que estejam no ponto (maduras, mas com casca amarela).

Ponha em assadeira ou viro que vá ao forno médio pré-aquecido,
polvilhe com açúcar e canela e leve para assar.
Se preferir mais molinha, primeiro deixe-a uns 15 minutos tampada com alumínio.
Ao retirá-la do forno, polvilhe, na hora de servir 
(ainda quente ou fria - você escolhe), ponha açúcar e canela.




Para cozinhar, faça o seguinte:

Lave as 2 ou 3 bananas com casca e as enxugue.
Ponha todas elas, com casca, para cozinhar em panela com água.
Ah, use as bananas de sua preferência
(usei a nanica desta vez, mas usa-se também a
banana da terra ou a "curuda", como chamada no nordeste)
que estejam no ponto (maduras, mas com casca amarela).

A banana-da terra-dura mais ou menos 20 minutos no cozimento.
Se, ao espetar, notar que ainda não está mole suficiente
para seu gosto, deixe mais um pouco.
A banana nanica fica mole mais rápido.

Ao retirá-las do fogo, polvilhe açúcar e canela na hora de servir 
(ainda quente ou fria ou morna - você escolhe).
Normalmente, se for servir fria, polvilhe um pouco de açúcar e canela
nelas quentes (para derreter mesmo) e depois, mais um pouco com elas frias.

Pode também, na hora do cozimento, pôr uns paus de canela e cravo para cozinhar na água.
Fiz isso uma vez e deu um leve aroma e sabor. Não tinha desta vez.
Uns põem gengibre também.



Pode medir também assim o tempo de cozimento:
põe água sem que a banana fique boiando e deixe cozinhar.
Assim que a água secar, ela estará pronta. 
Se achar que não ficou mole o suficiente, complete com 
um pouco mais de água quente (só um pouco),
até que acabe. Umas 100g possui umas 117 calorias.
Portanto, coma com moderação.


Escrevi muito, mas o tempo para fazer essas bananas é pouco.
Fica uma sobremesa simples, mas saudável e gostosa.
A variação do tempo de cozimento é pela própria banana, claro.
Mas quanto mais madura, mais rápido vai cozinhar,
mas mais carboidratos terá.
Uma atenção aqui aos diabéticos.



Que banana devo escolher?

"Fonte apreciável de vitaminas A e C, fibras e potássio, o consumo da banana, em combinação com banhos de sol, produz a vitamina D no organismo, a principal vitamina no combate à depressão.



A banana nanica (conhecida também como banana-d’água, banana caturra, banana-da-china, banana-anã ou banana-chorona) tem casca fina de cor amarelo-esverdeada, mesmo quando madura, apresentando polpa doce, macia e com aroma agradável.



Já a prata, preferida por boa parte dos brasileiros, tem o fruto reto de até 15 cm de comprimento, de casca bem amarela com pequenas manchas marrons, com cinco facetas e polpa menos doce que a da nanica. Além disso, é mais consistente, inclusive para fritar ou assar.




A banana-da-terra (banana-chifre-de-boi, banana-comprida ou pacovan) é um dos maiores tipos de banana conhecidos, chegando a pesar 500g cada fruta, com comprimento de até 30 cm. É achatada num dos lados, tem casca amarelo-escura, com grandes manchas pretas quando maduras, e polpa bem consistente, de cor rosada e textura macia e compacta. Ela é mais rica em amido do que em açúcar, o que a torna ideal para cozinhar, assar ou fritar. É válido lembrar que ela só deve ser consumida desta forma, do contrário é altamente indigesta.

As características das cinco variedadesde banana: as mais conhecidas no Brasil.

"Banana-nanica
Também chamada de banana-d’água, o tipo mais popular no Brasil tem 87 calorias a cada 100 gramas.O nome vem do pequeno tamanho da bananeira, ideal para dar estabilidade contra ventos fortes. É levemente laxante
Banana-da-terra
Na maior espécie do país, os frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo, contendo 122 calorias a cada 100 gramas. É o tipo com mais quantidade de vitaminas A e C. A melhor pedida é usá-la em pratos cozidos ou fritos
Banana-prata
Tem a vantagem de ser uma das mais duráveis, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. Não é das mais calóricas, são 89 calorias a cada 100 gramas, tem polpa consistente e pouco doce. É a mais indicada para fritar e para fazer bananada
Banana-maçã
Tem 100 calorias a cada 100 gramas. Exala um perfume que lembra o da maçã. Sua polpa branca e macia é recomendada para bebês e idosos, pois é a variedade de digestão mais fácil. Uma de suas características é prender o intestino
Banana-ouro
Com tamanho inferior a 10 centímetros, é o menor dos tipos nacionais, mas também o com maior número de calorias, 158 em cada 100 gramas. Encontrada desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, possui uma polpa doce e perfumada

 Uma delícia!


sorvete de banana com iogurte 600x193 Sorvete de Banana com Iogurte


torta de banana com coco 600x193 Torta de Banana com Coco


Dicas...

...para conseguir dar uma cor rosada à banana em calda, acrescente uma casca
de banana ao xarope do cozimento.

...ao fazer banana em calda, vá retirando toda a espuma que se forma.
Assim a calda fica mais transparente.

...para que o doce de banana não grude no fundo da panela, quando for misturar as bananas e o açúcar acrescente uma colherinha de chocolate em pó.

...antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo.
Assim,ela não fica encharcada de gordura.

...para que uma penca de banana amadureça mais depressa,
coloque junto outra banana que já esteja bem madura.

...se a banana estiver muito mole, mas não estragada,
aproveite-a em bolos, vitaminas ou doces.

...para que a banana não desmanche ao fritar passe-a primeiro em maisena.

...o doce de banana fica brilhante e avermelhado se você pingar
umas gotas de limão antes de retirá-lo do fogo.

quando for usar banana numa torta, mergulhe-a em
suco de limão ou de laranja para evitar que fique escura.

...a banana assada é um ótimo antidiarreico.

...a folha da bananeira serve para embrulhar postas ou
filés de peixe que vão ser preparados na grelha.

CURIOSIDADES
Segundo uma crendice popular, quem enfiar uma faca no tronco da bananeira, em noite de São João, verá a letra inicial do nome do futuro noivo ou noiva escrito na lâmina da faca. Existe outra superstição, segundo a qual, quando a bananeira vai dar o cacho, geme como uma mulher com dores de parto.
Para algumas pessoas, a banana era a a fruta proibida do Paraíso.

A bananeira é considerada a árvore dos sábios. Por isso seu nome científico é Musa sapientum.
O maior produtor brasileiro de banana é o município de Santos, no Estado de São Paulo.
(Fonte: www.geocities.com)"

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

8 comentários

  1. Não dá atenção às pessoas, é por isso que não vai pra frente

    ResponderExcluir
  2. JJP,
    primeiro desculpe-me pela grande demora na resposta. Você tem total razão. O mínimo que posso fazer é acompanhar aqui para responder a contento. Claro que nada justifica isso e prometo acompanhar sempre daqui em diante.

    O que tem ocorrido comigo nesse último ano e meio me fez praticamente tirar o Blog do ar, mas muitos me impediram. O falecimento do meu pai, o problema de coração da minha mãe, as crises alérgicas do meu marido que médico algum tem encontrado a origem do problema (com emergências em hospital) e a ausência de minha filha no mestrado em Portugal (que ocorreu pouco antes desses problemas todos), fora meu dia inteiro no trabalho fora de casa, realmente deveria ou ter suspendido tudo por aqui ou ter ao menos acompanhado as perguntas umas 2 vezes por semana... nada está perdido.

    Não tenho conseguido nem ainda postar as receitas como gostaria. Estou com quase 500 delas já testadas (e mais de 3 fotos pra cada um delas), sem tempo para me sentar e postar ao longo desse tempo. Não tenho conseguido fazer isso, porque eu não apenas insiro quais os ingredientes e o modo de fazer, mas converso com vocês na postagem e busco dar outras dicas adicionais nelas... assim acabo sempre dedicando um tempo bom para cada postagem. E acho que tem que ser assim mesmo...ao fazer, fazer com amor. Mas tudo vai melhorar. Estou me aposentando para ajudar meu marido e minha mãe e a retomar as postagens no blog, que voltará a ser uma das prioridades.

    Independente disso, muito grata pela sacudida. Como disse, não justifica ao menos acompanhar as perguntas e respondê-las, já que ele está no ar e não foi suspenso. Sua devida indignação serviu, claro, para eu corrigir a receita acima, mas também pedir desculpas aos que aqui me acompanham e eu possa ter causado qualquer que seja a insatisfação.

    Obrigada! De verdade! Voltarei a responder a todos com o carinho e a atenção que merecem.

    Sucesso por aí em sua culinária e na vida.
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  3. MAS EAÍ? QUANTOS MINUTOS SÃO????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Philippos!

      Agradeço seu contato.

      Bem, lá falo que a banana-da terra-dura mais ou menos 20 minutos no cozimento (levei 15min), mas que vai variar da consistência da banana. O mesmo serve para a banana frita (eu levo uns 12min por frigideira para fritar as fatias de banana. Gosto de usar madura, mas ainda firme). No caso da banana assada, vai além, porque depende do forno. Mas é em torno de 30min em forno médio a baixo.

      Abs e até a próxima!

      Sil

      Excluir
  4. Banana figo e boa para dieta ?

    ResponderExcluir
  5. A banana figo tem vários nomes, né? Chamada de banana coruda em parte do nordeste, é usada cozida com casca e depois come-se com açúcar e canela (ou só canela para quemestá de dieta). Acho que não é a banana que estraga a dieta, mas o açúcar ou se fritá-la. Desculpe não ter respondido, mas não movimento mais o blog como informei na última postagem! Abs

    ResponderExcluir
  6. Custei a encontrar essas informações mas aqui as encontrei bem completas. Grato.

    ResponderExcluir
  7. MUITO OBRIGADA. Feliz por isso!

    Não respondi, porque não acesso este blog faz tempo. Ia sumir com ele para não frustrar os que me escrevessem (faria back up antes para mim), mas muitos me pediram para deixar. Infelizmente, não venho aqui há tempos....

    Acho que você não viu o que era meu último post sobre eu não estar mais por aqui. Vim hoje por acaso, após muuuuito tempo. Exatamente porque a maioria entra no blog pela busca de receitas que pensei em desativá-lo pra não frustrar vocês ao não conseguir responder. Mas deixei a pedidos.

    Obrigada pelo carinho.

    Infelizmente, faz tempo que tive de parar com o projeto do blog de receitas para assumir outros projetos.

    No meu penúltimo post, falo que não tenho com vir mais aqui (digo penúltimo, porque acabei de postar o último que trata do lançamento do meu livro).

    Ia desativar meu blog, mas muitos pediram que deixasse para que buscassem as receitas e deixei, mas com dó no coração, porque eu teria de ficar entrando e respondendo e não consigo. E nem todos sabem disso porque entram direto na receita.

    Meu dilema mesmo é deixar o blog, mesmo parado, disponível e eu sem responder nada, ou desativá-lo de vez. Por enquanto, ficará disponivel, mas não gosto de não ficar respondendo.

    Hoje, pela postagem sobre o meu livro, acabei vindo aqui.


    Bjssss....Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato